sexta-feira, 26 de julho de 2013

Há 91 anos, cometia suicídio o ex-prefeito de Caicó, Coronel Martiniano

De acordo com o historiador Adauto Guerra, o crime aconteceu no Hotel Belfrand, na Praça da Bandeira em Campina Grande. As causas que levou Coronel José Martiniano Pereira ao ato extremo são controvérsias. “Há quem garanta que após ter perdido tudo nos jogos de azar, ele teria decidido cometer suicídio. Tanto que chegou a deixar um bilhete para família informando todos os seus credores”, explicou em contato com o Blog do Marcos Dantas.

Coronel Martiniano nasceu na Fazenda Nicolau em Caicó e chegou a administrar o Município por três vezes. Suas administrações aconteceram de 1904 a 1905; de 1908 a 1909 e 1914 a 1915. Durante a segunda administração, ele fundou o Grupo Escolar Senador Guerra, que nos primeiros anos, de 1909 a 1925 funcionou na sede da prefeitura, até que o governador José Augusto construísse o prédio onde até hoje funciona a escola.
Na terceira administração, Coronel Martiniano iniciou a construção do Mercado Público, e a conclusão foi feita pelo seu sucessor, Coronel Celso Afonso Dantas, o pai de advogado Renato Dantas. A inauguração do Mercado foi no dia 23 de fevereiro de 1918.
8948
 
  Fonte: blog do Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário